Um ofício que vem do berço, a criatividade, o ato de transformar ideias em matérias, são algumas das palavras para introduzir o Nitsche Arquitetos, que em sua prática se mantém numa constante reinvenção a partir das questões que são colocadas sobre o espaço e a vida. Filhos dos artistas Marcello Nitsche e Carmela Gross, os irmãos Lua Nitsche, Pedro Nitsche e João Nitsche fundaram o escritório que se movimenta em duas frentes: projetos de arquitetura – encabeçados por Lua e Pedro, arquitetos formados na FAUUSP em 1996 e 2000, respectivamente – e trabalhos de arte e comunicação visual – comandados por João, artista plástico formado na FAAP em 2002.
Enxergando a arquitetura como a construção do espaço habitável, sempre em relação com a escala do ser humano, os irmãos Nitsche procuram no espaço qualidades que vão além do programa e de seu uso, de modo que suas obras mostram especial atenção ao modo como a arquitetura é construída e ao contexto, seja em São Paulo ou na Mata Atlântica.
Atento às inovações, o escritório procura estar em sintonia com as técnicas e materiais construtivos, encontrando na industrialização dos processos e na simplificação e racionalização do projeto as bases de sua arquitetura. Assim, oferecem projetos que carregam a complexidade de uma linguagem simples, na qual o método construtivo e o programa são facilmente lidos, mas trabalhados de forma detalhada, resultando em sistemas rápidos de construção e edifícios que se relacionam com o meio ambiente a partir, também, da versatilidade de vivências que propiciam ao espaço.
A seguir, veja projetos arquitetônicos e artísticos realizados pelo Nitsche Arquitetos que já foram publicados no ArchDaily Brasil: